segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Peixe Assado


Essa receita foi feita em um dia de correria, e é ótima, pois é super levinha, além de realçar o sabor do peixe. Além da possibilidade de ser feita no forno, grelhada ou na churrasqueira.
Eu precisava sair de casa 12:40, então comecei a fazer mais ou menos 10:30 da manhã, pra evitar maiores atrasos porque o peixe demora um pouco pra assar.
Eu prefiro fazer essa receita com peixe em postas. Principalmente as de tucunaré, dourada.. Mas, no dia em que fui ao supermercado as postas não estavam com uma aparência muito boa, então optei pelo filé de merluza, que era o que estava mais fresquinho, e com a aparência "menos pior" (é, apesar de morar em uma cidade litorânea, os supermercados daqui não tem muita qualidade em peixes frescos, o que é uma pena) .
A primeira coisa a ser feita é lavar bem o peixe com limão, deixo "de molho" por uns 20 minutos, pra tirar o cheiro forte. E é o único momento da receita que eu uso, porque o limão faz com que o peixe solte muita água, e com isso, demora muito mais pra assar.


Em seguida faço um molho com cebola, tomate e coentro e tempero com azeite, pimenta do reino e alho. Tempero bem, pois o peixe não tem nada de tempero, apenas o limão, que é lavado em água corrente.
Cubro o peixe que já estava na forma untada com azeite, com o molho, e acrescento um pouco mais de coentro, e levo para assar na assadeira coberta com papel alumínio por mais ou menos uma hora em fogo médio. Como uso muito azeite no molho, quase sempre o peixe dá água demais, então tiro o papel alumínio e deixo assando em fogo alto por mais uns 15 minutos para que o caldo seque. É preciso ter cuidado apenas para o peixe não secar demais.
Receita facílima pra quem acha que fazer peixe é um mistério. Inclusive, minha irmã ficou de me mandar uma receita de muqueca de peixe, que de difícil não tem nada, e em breve eu postarei também.

Obs: - A escolha do peixe vai do gosto da pessoa. Ainda não vi nenhum tipo que não ficasse bom assado.
- Caso seja feito na churrasqueira, no início do seu churrasco, ou umas 2 horas antes do almoço coloque o peixe na parte mais alta e deixe assando apenas na brasa, o resultado é simplesmente ESPETACULAR!
- Acompanha perfeitamente uma saladinha leve de sua preferência. De acompanhamento fiz batata ao azeite e alho e orégano, que é levemente apimentada e fica uma delícia (receita em breve).

Por falar em peixe, hoje no blog Panelaterapia vi uma receita de Salmão ao vinagrete com couscous que deve ficar divina também. E prometo testar, apesar de ter um certo preconceitozinho com couscous, que pode ser substituído né, como eu sempre digo, receitas são para ser adaptadas =) Vale a pena dar uma olhada no blog porque ele é show de bola. Tatiana arrasa!

Beijos

*Caso seja feito na churrasqueira, o peixe também deve ser envolvido em papel alumínio.

2 comentários:

  1. Arrasou, Jana!
    Peixe de todo jeito é muito bom, mas esses assados no formo e com muito azeite são os meus favoritos =)
    Ah, já testou o peixe assado coberto por uma folha de couve? Delícia, também ;)

    ResponderExcluir
  2. Ola Janaina, passei p/ conhecer seu blog,e adorei, ja estou te seguindo, há temos algo em comum, tbem sou louca por coldplay,rsrsrs,tenho um blog tbem, espero uma visita sua. Bjos.

    ResponderExcluir