domingo, 30 de outubro de 2011

Lombo suíno com Abacaxi

A receita de hoje é bem almoço de domingo mesmo. Inclusive ela foi um almoço de domingo. Só que não tenho muito essas coisas de ter dia para fazer um almoço mais caprichado. As vezes o tempo aperta, mas gosto de comida bem feita todos os dias. Sou suspeita quanto a carne de porco gente, AMO. Só que sofro com isso, pois no Nordeste as pessoas tem um certo preconceito por achar que a carne é suja, que o porco foi criado em más condições, e coisa e tal, e como boa "meio mineira" sou acostumada a comer  carne de porco com frequência, pois em Minas quase se come só carne de porco, rs. É uma carne muito comum, até porque os melhores criadouros de suínos estão lá. Muitos não sabem mas os animais acabam sendo mais limpos do que nós mesmos..  Então até hoje tenho uma certa dificuldade pra achar carne de porco aqui por Natal. Claro que nos supermercados tem aquelas industrializadas, mas, não tem nem comparação.
Vamos à receita, porque se eu for ficar falando aqui, vou até amanhã, rs.

Comece temperando cortando o lombo em tiras, sem separá-las, e tempere com mais ou menos um dia de antecedência.

Para o tempero usei:
Uma cebola roxa
Pimenta do reino em pó
Alho triturado
Tempero Completo
Vinagre
Folhas de Louro
Se desejar, um pouco de vinho branco também dá um sabor especial.





Cobri o recipiente em que o lombo foi temperado e levei à geladeira. Se preferir colocá-lo em um saco plástico com os temperos, melhor ainda.
Lombo cortado em tiras



No dia seguinte, cortei o abacaxi e acomodei em cada parte que cortei. Levei ao forno por mais ou menos uma hora, e depois tirei o papel alumínio, pois dá uma aguinha, e a mesma tem que secar, rs. E está pronto. Receita simples e muito gostosa. Quem encontra lombo descongelado, vale a pena fazer. Caso queira arriscar pro almoço de hoje, quem sabe o tempero "pega" direitinho né? Não custa arriscar.


Acompanhado de salada, arroz branco e o feijão tropeiro da receita anterior, fica divino. Deu até água na boca, hahaha. Mas, eu não costumo ter restrições de acompanhamentos pra esse tipo de carne não, porque é uma carne BRANCA, pra quem não sabe, e dependendo do corte, bem leve.

Para essa receita usei um abacaxi grande e sobrou muito, deu até pra uma torta de abacaxi maravilhosa, que só não tem fotos porque no dia a câmera descarregou e eu não sabia onde estava o carregador, mas em breve eu farei outra e ela estará por aqui =)


Beijos





Nenhum comentário:

Postar um comentário