terça-feira, 11 de outubro de 2011

Adaptando receitas

A receita de hoje é um salpicão de frango que eu aprendi com minha queridíssima avó Mercês, que infelizmente não está mais entre nós. Ela quase sempre fazia esse salpicão nos almoços de domingo, ou nas reuniões de família, e como ela nunca deixou a desejar na cozinha, todos esbaldavam-se.
A adaptação da receita foi a seguinte: ao invés de usar peito de frango desfiado, usei um frango assado que sobrou do almoço aqui de casa outro dia. Vida de estudante que mora fora da casa dos pais é assim mesmo, chega um dia que você come coisas que você não tinha costume nenhum de comer antes, rs.

Enfim, desfiei o frango, de maneira grosseira mesmo, e separei. Ralei uma cenoura, e cortei uma maçã em cubinhos. Depois misturei tudo e acrescentei duas colheres de maionese, e cobri com batata palha. Pronto, eis um salpicão delicioso, que só não ficou melhor pois o tempero desse frango não era como o que a gente faz em casa né? Mas, nada que estragasse a receita.







Obs: Nesse salpicão pode ser incluído uva passa também, cheiro verde, tomate cereja pra decorar. Vai do gosto de cada um. E receita na maioria das vezes não é pra ser totalmente seguida né? Vale a pena dar um toque especial pra ficar a nossa cara :)
(Caso demore pra fazer a receita, é bom colocar a maçã cortada em uma vasilha com água e limão, pra que a mesma não escureça.)
Sem falar que acompanha muito bem qualquer tipo de carne, e pode ser servido como entrada também. Há a vantagem de ser um prato "light", basta trocar a maionese tradicional por light ou de leite, e diminuir na batata palha.

Caso você faça com o peito de frango, basta temperá-lo como preferir, refogar com alho e cebola, e cozinhar na panela de pressão por 20 a 30 min. Depois disso é só desfiar.

2 comentários:

  1. Comidinha boa pra ser feita no domingo...
    Ficou com carinha de temperinho de mãe...
    A dica da maionese light foi muito boa!
    Um bejim procê!

    ResponderExcluir