quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mini enroladinhos de salsicha

Sou louca por salgados. Minha mãe fazia muitos deles, entre fritos e assados, e eu, minhas irmãs e amigos sempre aproveitamos muito isso. Há tempos eu estava louca por um desses salgados, mas eu queria um que não desse tanto trabalho e fosse saboroso. Eis que me lembrei dos enroladinhos de salsicha. Para mim, assados ou fritos são a pedida certa pra matar a fome. E o melhor de tudo, são super fáceis de fazer.


Meia hora antes de começar a receita, fiz um buttermilk, que nada mais é do que uma colher de sopa de vinagre, ou limão, em uma xícara de leite. Em uma xícara separada, misturei 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco em 1/4 de xícara de água morna. Enquanto o fermento agia, misturei os demais ingredientes, que são: 1/2 colher de sopa de açúcar, 1 e 1/2 colher de chá de sal, 3 xícaras de farinha de trigo e 1/2 xícara de óleo. (É interessante colocar uma xícara de farinha, antes de acrescentar o óleo). E em seguida misturei a água com o fermento. Misturei bem todos os ingredientes, com a mão mesmo, até que a massa chegou ao ponto de desgrudar da mão. Se necessário acrescente mais farinha, mas só até esse ponto. Não é necessário sovar a massa. Abra a massa em uma superfície enfarinhada, e corte tirinhas um pouco menos largas que o tamanho das salsichas, cortadas em pelo menos 3 pedaços (cortei em quatro). Enrole as salsichas e disponha em uma forma untada e enfarinhada. Com uma gema de ovo batida, pincele os enroladinhos e leve ao forno baixo até que os enroladinhos fiquem corados. (Para que fiquem ainda mais coradinhos, vale também acrescentar um pouco de café à gema batida :D )


Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário