sábado, 5 de maio de 2012

Escolhendo e preparando brócolis

Para muitos uma bobagem, mas, como escrevo principalmente para jovens que moram sozinhos, acho essenciais certas dicas, para evitar o mau preparo de determinados alimentos. A escolha deles é um passo primordial, pois não adianta querer fazer milagres com produtos em péssimas condições. No caso do brócolis, quanto mais verde, melhor. Se apresentar alguns indícios de flores amarelas, descarte-o, pois a durabilidade será bem menor, e o sabor alterado. Caso more sozinho, ou prepare para menos pessoas, escolha menores quantidades, pois o mesmo tende a estragar com rapidez, quando fica muito tempo na geladeira.
Quanto ao preparo, três passos simples: ao lavar o brócolis, separe as folhas, os cabos cortados em pedaços menores e as flores. Cada um tem um tempo de cozimento diferente, e por isso, será preparado "separadamente".

Como demoram mais para cozinhar, coloque primeiro os talos em uma panela com cerca de meio copo de água fervente em fogo médio, e tampe. 

Por volta de dois minutos depois, acrescente as folhas e flores e tampe novamente. Mais dois ou três minutinhos e está pronto. Retire o brócolis da panela, e aproveite a água que restou para acrescentar ao arroz, ou ao caldo do feijão, devido a sua grande quantidade de nutrientes. 

Agora, o mais importante: não use muita água para o cozimento, pois a mesma tira o sabor do brócolis, é como se o mesmo ficasse aguado. E isso serve para qualquer legume, que seja feito no vapor ou não. A dica vale também para o cozimento em vaporeira.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário