domingo, 18 de março de 2012

Macarrão de forno da Tia Lau


Sabem amor a primeira vista? Pois é, minha história com esse macarrão foi exatamente essa. Comi pela primeira vez na casa de uma tia em Minas Gerais e nunca mais esqueci o danado. Principalmente por ser um prato de fácil preparo e de sabor incomparável.
A receita não poderia ser mais prática, e eu diria que a parte mais "difícil" é fazer o molho de tomate. Então, para um pacote de macarrão ninho foram usadas uma cebola, alho a gosto, tomates picados ou tomates pelados,  que compuseram o molho vermelho. Você também pode optar por molho de tomate pronto, que é a minha opção de sempre, mas eu nunca o faço sem adicionar os temperos que citei anteriormente, porque nada como o nosso sabor não é? Caso fique ácido, adicione uma pitada de açúcar, e em seguida corrija o sal.  Há quem opte também por acrescentar milho verde, azeitonas, isso é opcional.
Molho feito, disponha-o em uma travessa que possa ir ao forno, e coloque os ninhos de macarrão dentro:
Com uma colher, preencha ninho por ninho com  requeijão, dissolva alguns caldos de galinha em água fervente suficiente para preencher a travessa. O caldo é escolha própria. Você pode preferir o de carne, ou de legumes, e é aí que está o toque especial de cada um. Coloque orégano por cima e cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno. O tempo de cozimento varia de forno para forno, então, é necessário ficar de olho.
Deixe que todo esse molho reduza no forno e sirva com bastante manjericão, e se preferir, queijo parmesão ralado na hora. 
O resultado é sensacional: um macarrão levíssimo e super saboroso! Ótima pedida quando precisamos de uma massa prática e rápida :)

Beijos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário