quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pão de Leite


Poucas coisas me satisfazem tanto quanto comer um pão quentinho, passar a margarina e a mesma derreter.. Hmm, dá até água na boca só de lembrar. Aliar todo o sabor maravilhoso, a sensação boa, com praticidade não tem preço que pague não é? Por isso, não pensei duas vezes ao ver essa receita em um blog, e corri para testá-la. O resultado não foi outro, pães deliciosos, quentinhos e perfeitos para dias de preguiça, até porque, férias se resumem basicamente nisso =)
Para a receita, usei 1/2 kg de farinha de trigo, 250 mL de leite morno, 3 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de fermento para pão (fermento biológico), 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (café) de sal e 1 gema para pincelar os pães.
Antes de iniciar a receita, misturei ao leite MORNO, o fermento, as 3 colheres de açúcar, e duas colheres de farinha de trigo. Misturei bem e deixei a mistura crescer. Em seguida, acrescentei essa mistura ao restante dos ingredientes, em um recipiente grande, e sovei bem a massa. Feito isso, deixe que a mesma descanse por cerca de uma hora. Para facilitar a oxigenação, é aconselhável que a massa descanse em formato de bola e com um corte no meio. Passada a uma hora, modele os pãezinhos, eu fiz bolinhas, e deixei descansar por mais 20 minutos em uma forma untada com manteiga, e após o tempo indicado, pincelei os pães com a gema batida e levei ao forno, por cerca de 30 minutos, ou até que os pães ficassem coradinhos.
Massa sovada e já oxigenada, depois de descansar por 1 hora.


Enjoy! :)






Um comentário:

  1. Jana,
    Eu nao sabia que vc tinha blog nao, adorei! A minha mae amou tamb'em :)
    beijos
    Barbara

    ResponderExcluir