Além do mais, é bem prática e exige mais da geladeira do que nós mesmos.
Temperei aproximadamente 1/2 quilo de lagarto, inteiro, com uma cebola roxa, alho triturado, vinagre, folhas de louro, tempero completo e pimenta do reino. Deixei temperada de um dia pro outro, e no dia seguinte apenas refoguei alho e cebola, e deixei a carne selando. Em seguida acrescentei água e deixei cozinhar na pressão, por aproximadamente 30 minutos. O tempo de cozimento varia. E se necessário acrescente um caldo de carne, ou os temperos que ficaram na carne, como eu fiz, apenas tirei as folhas de louro, mas isso é opcional. É interessante amarrar a carne com barbante para que a mesma não encolha.
Como é possível ver na foto, juntei todos os temperos, exceto a cebola e amassei no pilão junto com o alho. É mais prático e agiliza o processo.
Como eu deixei a carne temperada de um dia para o outro na geladeira, coloquei em um saquinho bem fechado, para que a geladeira não ficasse com cheiro forte da cebola e dos outros temperos.
Depois da carne cozida, cortei uma cebola branca, azeitonas descaroçada, um pimentão verde e um vermelho, pequenos (até porque detesto pimentões), e desfiei bem a carne, deixando em pedaços bem pequenos. Misturei todos os ingredientes e acrescentei vinagre meia xícara de vinagre e uma xícara de azeite bem cheia. É importante que o azeite seja usado em abundância, pois ele fará com que a cebola, os pimentões e as azeitonas percam o sabor acentuado para a carne. Fazendo com que os mesmos fiquem bem suaves.
Leve-o a geladeira em uma vasilha bem tampada, e deixe por dois dias ou mais. Quanto mais tempo na geladeira, mais acentuado o sabor da carne.
Em Carajás, na casa dos meus pais, essa receita chegava a durar quase uma semana na geladeira, fora os dois dias pra apurar o sabor. Já aqui em Natal, dura dois dias no máximo..
E eu posso garantir, quanto mais tempo na geladeira, melhor fica.
Servi num lanche com as amigas em um feriado e foi aprovação total :) Apenas com pão sírio e mais nada.
Mas pode ser servido também com torradas, pão francês, como desejar.
Eu diria que a única parte mais complicada dessa receita é desfiar a carne, e só. Praticidade e sabor é o que não faltam nesse lagarto.
:)
**Como na minha família ninguém gosta de pimentão, não costumo usar, mas as pessoas aqui no NE costumam gostar bastante, e como estava fazendo para as amigas daqui, usei. Mas, o pimentão é extremamente OPCIONAL. Caso não queira colocá-lo, você pode substituir por tomate seco, alcaparras, enfim, pelo ingrediente que preferir.
Oi Janaina,
ResponderExcluirQUe delícia essa carninha.Vou levando a receita.
Bj,
Lylia
Leve sim Lylia, é muito boa!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir