Pra começar o nosso papo sobre essa delícia tão "descriminada" pelo seu cheiro e pelo grau de dificuldade que tanto fantasiam quanto ao modo de preparo, vamos a algumas explicações básicas: existem diversas formas de dessalgar bacalhau, assim como vários tipos encontrados nos supermercados e peixarias. Os tipos mais comuns são: peça inteira, bacalhau em lascas e bacalhau em pedaços. O tempo de dessalgamento de cada um varia de acordo com seu "formato". Eu prefiro comprá-lo em lascas, pois reduzo bastante o tempo. Mas isso é opcional. Caso tenha mais tempo antes do preparo apenas para a dessalga, vale mais a pena comprar em pedaço ou mesmo a peça. É comum encontrá-los assim .
No meu caso, como já disse, usei o bacalhau em lascas. E deixei dessalgando de um dia pro outro. O que não deu muito certo quando usei um pedaço, pois ficou tão salgado quanto antes, rs. Ou seja, o bacalhau em pedaço leva bem mais do que um dia pro outro para dessalgar.
O processo "complicadíssimo" é o seguinte: bacalhau de molho em água fria, em seguida vai pra geladeira, e a água deve ser trocada periodicamente. Eu como uma boa distraída não prestei atenção no intervalo de tempo para a troca da água, mas foram cerca de 4 a 6 horas de diferença. Caso você prefira, pode adicionar gelo à água e reduzir o tempo de troca em 3 horas, assim trocando a água duas vezes, você já tem o bacalhau dessalgado. Mais prático e rápido. Mas não esqueça de tampar a vasilha para evitar que sua geladeira fique completamente fedendo a bacalhau. :)
E preparem-se que vem algumas receitinhas de bacalhau por aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário